Covid-19 – Segundo o Ministério da Saúde, 501 indígenas já morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Os dados são do boletim epidemiológico desta segunda-feira (14) da Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), integrante da pasta. 

Ainda de acordo com o boletim da Sesai, o Brasil registrou 35.898 casos de coronavírus entre indígenas. Desses, 31.708 se recuperaram da doença, enquanto outros 501 evoluíram para óbito. 

Os dados são levantados pela Sesai com informações dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) do país, demarcados com base nas terras indígenas – ou seja, apenas são contabilizados os indígenas que são atendidos pelas equipes de saúde das áreas demarcadas.

Entre os DSEIs, o que mais registrou casos foi o do Mato Grosso do Sul, com 3.043 casos confirmados. O distrito também é o com mais mortes entre os 24 DSEIs: 72.

De acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 896.917 indígenas. Desses, 4% já contraíram a Covid-19.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) também realiza o acompanhamento do contágio de indígenas e da transmissão da Covid-19 entre as terras demarcadas no país. Quando comparado com o Ministério da Saúde, o aumento nos dados da APIB é de é de 78% De acordo com o boletim da organização, são 41.698 casos confirmados e 892 mortes em decorrência da doença.

Os números são diferentes, pois a APIB registra os casos também fora dos DSEIs, acumulando um número maior de casos, mortes e povos afetados do que o boletim da Sesai. 

Fonte: CNN