Saúde – Uma vacina universal contra a gripe – que eliminaria a necessidade anual de vacinação -, desenvovida por pesquisadores norte-americanos, induziu forte resposta imune durante pelo menos 18 meses, de acordo com os resultados de estudos clínicos da fase 1 publicados na segunda-feira (7) no periódico científico Nature Medicine.

Os testes foram realizados com 65 voluntários norte-americanos de 18 a 39 anos. Nessa fase, foram avaliadas a segurança da vacina e sua capacidade de induzir anticorpos. As principais reações adversas foram dor local, dor de cabeça e fadiga.

As vacinas atuais contra a gripe são feitas com vírus influenza inativado. Elas induzem o sistema imunológico a produzir anticorpos contra uma região da HA, proteína que reveste o vírus, que sofre mutação muito rapidamente. Já o novo imunizante gera anticorpos neutralizantes contra uma região mais estável dessa proteína. 

As infecções pelo vírus da gripe são um problema mundial de saúde pública, que leva à morte até 650 mil pessoas todos os anos no mundo todo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), destaca o estudo.

Fonte: R7