Brasil – A deputada federal Flordelis dos Santos, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, pode perder a guarda definitiva de uma das filhas adotivas, uma menina de 14 anos que foi levada para uma casa de acolhimento após denúncias de que teria se automutilado.

A menina passará por uma avaliação feita pela equipe técnica da Vara da Infância e Juventude de Niterói, Região Metropolitana do Rio e, ao fim do processo, Flordelis pode perder a guarda definitivamente. As informações são do jornal O Globo.

A busca e apreensão da adolescente ocorreu na semana passada após denúncias de que a garota teria se automutilado depois de uma briga com a deputada. A juíza Rhohemara dos Santos Carvalho determinou a perda provisória da guarda pela parlamentar com o encaminhamento da adolescente para uma casa de acolhimento.

Um colegiado formado por conselhos tutelares da região de Niterói vem monitorando a situação de menores que vivem na casa de Flordelis. O órgão decidiu fazer a solicitação após a deputada ter postado um vídeo nas redes sociais falando sobre o episódio que havia ocorrido com a filha adotiva. Na gravação, ela relata que a menina tinha sido hospitalizada para tratar “de problemas emocionais causados por mentiras”. A parlamentar tem mais de 50 filhos adotivos.

Ainda no vídeo, a deputada nega a versão de que a menina tenha se ferido após uma briga com ela. Ela admite, no entanto, que ocorreu um desentendimento com outra pessoa e que a menina “acabou se marcando, se cortando no braço”. O mandado de busca e apreensão da adolescente, determinado pela Vara da Infância e Juventude, foi cumprido no hospital particular onde ela estava internada.

Os profissionais da Vara da Infância avaliarão fatores como as condições psicológicas da menina, a situação e tratamento na casa de Flordelis e a relação dela com os integrantes da família.

Em novembro, duas netas prestaram depoimento à polícia em que acusaram Flordelis de maus-tratos. Uma delas afirmou à Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), no dia 11 de novembro, que foi chamada de “lixo” pela parlamentar.

Depois do xingamento, a adolescente teria se automutilado. Ela diz ter cortado o próprio braço com a frase “Eu S. um lixo”, conforme apurou o jornal Extra. Segundo a menina, Flordelis afirmava que não gostaria de tê-la como filha e que teria motivos para ser chamada de “assassina” caso a garota fosse desobediente.

Fonte: Metrópoles