Mundo – A Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas aprovou, nesta quarta-feira (2/12), a reclassificação da maconha e da resina derivada da cannabis para um patamar que inclui substâncias consideradas menos perigosas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A decisão não retira a necessidade de os países estabelecerem controles contra a proliferação da droga, além da medida não ter o poder de mudar as políticas adotadas por cada nação sobre a maconha e seus derivados.

Mas, com a reclassificação, a maconha deixa de ocupar a lista de substâncias consideradas “particularmente suscetíveis a abusos e à produção de efeitos danosos” e “sem capacidade de produzir vantagens terapêuticas”. Nessa lista, a maconha estava enfileirada com drogas como a heroína.

Agora, com a mudança, a maconha fica ao lado de entorpecentes como a morfina, que a organização também recomenda controle, mas admite ter menos potencial danoso.

A decisão segue uma recomendação da própria OMS e teve aprovação de 27 países. Outros 25, incluindo o Brasil, votaram contra, e uma representação se absteve do voto. As delegações rejeitaram outras recomendações, como a retirada de todas as listas de alguns componentes da cannabis.

Fonte: Metrópoles