Covid-19 – As farmacêuticas Pfizer e Moderna avançaram, nesta terça-feira (1º) com pedidos de uso emergencial das vacinas delas na União Europeia e nos Estados Unidos, respectivamente.

A eficácia do imunizante da Pfizer, em parceria com a BiNTech, é de 95%, enquanto a doses da Moderna são capazes de garantir até 94,5% de proteção na população.

A Pfizer deverá fazer mais pedidos de uso da vacina na Austrália, Canadá e Japão. A empresa já pediu para o imunizante ser certificado em agências de saúde dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Brasil.

“O anúncio de hoje é outro marco importante em nossos esforços para enfrentar esta crise terrível”, diz por meio de nota o CEO da Pfizer, Albert Bourla. “Estamos prontos para enviar as doses da vacina contra a covid-19 assim que as autorizações em potencial nos permitirem”, acrescenta.

No caso da Moderna, o pedido será analisado pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos). Um comitê de aconselhamento se reunirá para discutir o pedido no dia 17 de dezembro, tornando a candidata à vacina provavelmente a segunda altamente eficiente a receber o apoio regulatório dos Estados Unidos e com potencial data para lançamento ainda neste ano.

Fonte: R7