Eleições – Liderado pelos deputados Josué Neto (PRTB) e Fausto Júnior (PRTB), a estrutura da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) está sendo usada como palanque para o candidato ao cargo de prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos).

Ambos romperam com o candidato David Almeida (Avante) neste 2º turno e focam suas atividades em tentar atacar, de forma direta e indireta, o ex-governador interino. O presidente da casa legislativa mantém o discurso de ataque ao governador Wilson Lima (PSC), no entanto, isso foi intensificado nesta semana.

O presidente da Aleam tenta atingir David por tabela, visto que o candidato a prefeito é acusado, por Amazonino e seus aliados, de ser apoiado pelo governador nos bastidores.

Amazonino conta com o apoio de Josué, de forma indireta, já que ele não fez declaração pública de apoio, entretanto, seus interlocutores e o próprio parlamentar atuam nos bastidores em prol do adversário de David.

Uso da CPI da Saúde

O deputado Fausto Júnior está sendo bem mais claro na tentativa de usar a estrutura da Aleam para atingir David. O parlamentar decidiu convocar Almeida para esclarecer supostas irregularidades na área da saúde no período em que ele atuava como governador interino, em 2017.

As suspeitas teriam sido identificadas ainda dentro das investigações da CPI da Saúde, que foi encerrada no final de setembro. Fausto Júnior era o relator da CPI e já entregou o relatório sobre os 120 dias da investigação.

O interessante neste caso é que David Almeida chegou a ir até a Aleam para depor, de forma voluntária, sem precisar ser convocado, a fim de esclarecer os contratos. Todavia, na época, David foi impedido pelos membros da CPI, com a alegação de que o exdeputado poderia usar a investigação para se promover visando às eleições municipais.

Agora parece que o jogo virou, com a iminente vitória de Almeida apontada em pesquisas, se tornou interessante para Fausto usar a CPI da Saúde com intenções políticas para tentar interferir no pleito municipal.

Outro ponto a se destacar é que as supostas irregularidades na gestão de Almeida não impediram Fausto Júnior e nem Josué Neto de levarem o PRTB para a coligação de David no 1º turno.

Fonte: AM1