Eleições – Na manhã desta sexta-feira (27), a empresa publicitária “Perspectiva Mercado e Opinião” emitiu uma nota de repúdio contra uma imagem graficamente modificada publicada e disseminada nas redes sociais sobre sua pesquisa de intenção de votos, entre os candidatos que disputam o segundo turno ao cargo de prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante).

A pesquisa original aponta o candidato David Almeida em primeiro lugar com 55% das intenções de voto e Amazonino Mendes com 45%. Porém, na imagem “fake”, o candidato Amazonino Mendes aparece na frente de seu adversário com 51% contra 49% de David Almeida.

A empresa acredita que falsificação de sua pesquisa é uma tentativa de usar sua credibilidade para artificializar uma vantagem para o candidato Amazonino Mendes.

Especialistas e analistas políticos acreditam que a imagem alterada é obra do chamado “gabinete do ódio” do senador Eduardo Braga (MDB). Vale lembrar que o senador é coordenador de campanha do cacique.

Veja um dos perfis usados para disseminar a “fake news”:

Da redação, Portal Baré