Brasil – A Black Friday 2020 começou a todo vapor, e isso se reflete, inclusive, nas reclamações. Desde o início do monitoramento, às 12h de quarta-feira, até as 6h desta sexta-feira, data oficial do evento, o Reclame Aqui já registrou 4.850 reclamações de consumidores.

O volume é 45% maior que o mesmo período da edição anterior, e para se ter uma ideia, o site tem registrado uma média de mais de 115 reclamações por hora apenas sobre Black Friday deste ano.

Até o momento, as empresas que mais receberam reclamações foram a Americanas, a KaBum! e a Magazine Luiza, seguidas pelas Casas Bahia e pelo Submarino. Já os produtos mais reclamados estão na categoria “componentes, peças e acessórios”, seguidos por celular, tênis e TV.

A maior volume de reclamações – cerca de 1/3 do total – é referente à propaganda enganosa. Nesta edição da super promoção, durante a madrugada foram registradas poucas reclamações, o que vem ao encontro do que os consumidores afirmaram na pesquisa de pré-Black Friday realizada pelo Reclame Aqui, onde cerca de 30% dos consumidores disseram que aproveitariam para comprar a partir das 18h de quinta-feira, e não o horário da madrugada, como aconteceu.

Estão faltando grandes descontos?

O monitoramento feito pelo Reclame Aqui durante as primeiras horas de Black Friday mostra que os consumidores estão se programando para comprar na data.

promoção está sendo menos uma oportunidade de comprar o produto dos sonhos e mais uma data para a qual as pessoas se programam para comprar produtos que precisam. Ou seja, uma data menos de uma compra por impulso e mais uma data de uma compra que foi deslocada no ano deixada para esta época do ano, o que mostra um realinhamento de expectativas em relação às compras e aos descontos.

Este ano, o Reclame Aqui lançou o Confie Aqui, uma ferramenta que ajuda o consumidor a comparar preços, fretes e reputação e, claro, a buscar ofertas reais oferecidas pelas lojas online. E o que a plataforma tem apresentado são promoções médias de até 20% de desconto, que são reais, mas não se tratam de “grandes loucuras”, apesar de existirem as pechinchas e as oportunidade boas de compra oferecidas pelas marcas.

Para usar o Confie AQUI e garimpar as ofertas de verdade, fugindo da maquiagem de preço, basta clicar no link.
O Reclame AQUI disponibiliza as informações publicamente em seu site com o ranking das empresas mais reclamadas, problemas e produtos mais citados, além de lista de trends que apontam tendências de empresas mais buscadas de hora em hora.

Fonte: Meia Hora