Eleições – Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições municipais entre os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), o esperado “jogo sujo” está finalmente sendo revelado por uma das partes. Como noticiado pela imprensa, o senador Eduardo Braga (MDB), assumiu a coordenação da campanha de Amazonino e já segue com uma de suas “tradicionais” estratégias, o chamado gabinete do ódio.

As pesquisas de intenção de voto realizada nas últimas semanas apontam uma certa vantagem de David Almeida em relação a Amazonino, fato esse que tirou a paz e tranquilidade da equipe do cacique. Como exemplo, é possível notar nas propagandas dos candidatos, que as propostas para melhoria de Manaus foram deixadas de lado, e abriram espaço para ataques e retaliações entre os pretendentes ao cargo de prefeito da capital do Amazonas.

O candidato David Almeida já foi a público alguma vezes para relatar que vem recebendo ataques na internet através de “Fake News”, contra sua imagem e com razão. Circula nas redes sociais, uma imagem graficamente modificada onde aparece o candidato do Avante ao lado do deputado estadual Saulo Viana (PTB), investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento em corrupção no município de Presidente Figueiredo.

Esse tipo de “trabalho” de desconstrução de imagem é conhecido por ser originário dos chamados gabinetes do ódio, especialidade de Braga. Especialistas e analistas políticos acreditam que esse tipo de serviço sujo só é necessário quando uma das partes que disputam um cargo, seja ele majoritário ou não, estejam totalmente desesperadas com uma eventual derrota nas urnas.

A montagem publicada nas redes sociais foi uma tentativa fraca e incompetente de enfraquecer a democracia em Manaus.