Amapá – Há 21 dias sem luz, o estado do Amapá amanheceu, nesta segunda-feira (23), com moradores contabilizando prejuízos provocados pelo maior temporal do ano. Muitas pessoas se deslocaram de suas casas para as ruas para salvar poucos objetos que não foram atingidos pelas chuvas.

A capital do Amapá, Macapá, sofreu com fortes chuvas que provocaram inundações, deslizamentos e até trombas d’água nos rios. Na tarde do domingo (22), foi registrado o maior volume de chuva do ano na cidade. 

No sábado (21), doze geradores foram instalados para atender a população. A companhia de energia chegou a fornecer eletricidade para todo o estado sem interrupções por algum tempo, mas, com o aumento do consumo, foi necessário retomar o racionamento.

A expectativa para esta segunda-feira (23) é saber o impacto da chuva sobre a instalação dos equipamentos que funcionam com diesel. A previsão era de que até quinta-feira o fornecimento voltasse ao normal. 

No fim de semana, o governo federal anunciou a isenção de taxas e distribuição de cestas básicas aos moradores. A energia só deverá ser reestabelecida com a instalação de um novo transformador na principal subestação. 

Fonte: R7