Amapá – Um novo apagão foi registrado no Amapá na noite de terça-feira (17) por conta de um curto-circuito na Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, de acordo com a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá). Dos 16 municípios do estado, 13 estão às escuras. 

As cidades de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Oiapoque não sofrem com blecaute porque possuem subestação própria. A queda de energia foi registrada às 20h35. Ainda não há informações sobre a origem do problema, nem prazo para a que situação seja resolvida.

É o segundo apagão que atinge o Estado neste mês. Há duas semanas, no dia 3, um incêndio na subestação Macapá, da concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), deixou 14 dos 16 municípios do Amapá no escuro por quase quatro dias.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) se informou junto ao MME (Ministério de Minas e Energia) que e disse que não se trata de um novo apagão, mas de uma instabilidade no sistema provocada por sobrecarga. O sistema está sendo restabelecido gradualmente, segundo informou MME ao senador a às autoridades locais. O transformador já está sendo reenergizado e o sistema deve voltar ao normal nas próximas horas.

Por conta da falta de energia, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amapá decidiu realizar os dois turnos das eleições municipais de Macapá nos dias 13 e 27 de dezembro. 

Fonte: R7