Manaus – O candidato a prefeito de Manaus pela Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, Ricardo Nicolau (PSD), foi o destaque na temporada de debates do primeiro turno. Mesmo sendo o candidato mais atacado pelos adversários, Ricardo Nicolau focou em apresentar propostas para saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana e geração de emprego e renda. Entre os três líderes nas pesquisas, Ricardo Nicolau foi o único a ir para todas os debates. Amazonino Mendes não foi a nenhum e David Almeida suspendeu a campanha ontem, faltando ao debate da Band e da TV A Crítica.

No debate da noite de quinta-feira, 12, Ricardo Nicolau falou sobre a importância de criar mecanismos para facilitar a criação de novas empresas e, por consequência, a geração de empregos, principalmente para o pós-pandemia. Entre as ações estão a redução de prazos para a análise de licenças, desburocratizando a prefeitura, e a criação da Licença Provisória Automática, estimulando o início das ações dos empreendedores.

“A prefeitura tem dinheiro. Só em propaganda, gastou R$ 131 milhões no ano passado. O que falta é prioridade”, destacou Ricardo Nicolau.

Para a saúde, uma das primeiras ações será a construção do o novo Hospital Municipal para Cirurgias Eletivas. Com 150 leitos e capacidade para realizar até 1.500 cirurgias por mês, a expectativa é que funcione num terreno entre a Avenida das Torres e a Avenida das Flores, contemplando o fluxo de pessoas na zona norte e leste de Manaus, duas das zonas mais populosas da cidade. A previsão é de 180 dias para a unidade ter suas obras concluídas e começar a funcionar.

“Os adversários dizem que 180 dias é pouco tempo para construir um hospital. Mas pra quem está na fila há anos esperando por uma cirurgia, 180 dias é muito tempo. Vamos trabalhar a partir do primeiro dia de mandato para entregar o hospital que vai cumprir um papel importante para ajudar as pessoas da nossa cidade a ter uma saúde mais digna”, afirmou Ricardo Nicolau.

Sobre transporte público, Ricardo Nicolau deu mais detalhes a respeito do Passe Livre Estudantil, que pretende implantar na prefeitura. O projeto será nos mesmos moldes do realizado em Recife (PE) e vai oportunizar a estudantes da rede pública de ensino o acesso gratuito ao transporte coletivo.

“Vamos trazer todos os bons projetos. O Passe Livre Estudantil já é feito em Recife. Quem estiver na escola pública municipal, frequentando as aulas, vai poder, sim, andar de graça nos ônibus de Manaus, durante o horário escolar”, assegurou Ricardo Nicolau.

O transporte público será uma das prioridades da gestão de Ricardo Nicolau. As empresas de ônibus serão obrigadas a cumprir o que está estabelecido em contrato e a renovar a frota. Por outro lado, a prefeitura vai executar um amplo projeto para pavimentar as ruas, melhorar a sinalização das vias e aumentar a fiscalização no trânsito.

Ainda no debate, Ricardo Nicolau falou como a prefeitura pode colaborar com a segurança pública, tema normalmente atribuído ao governo do Estado. O candidato apresentou ações concretas como a criação da Secretaria Municipal de Segurança, o concurso público para a Guarda Municipal, que será treinada e armada, além de um sistema de tecnologia para monitorar os ônibus na cidade, onde diariamente acontecem dezenas de assaltos.

“Durante todos esses anos, a prefeitura se escondeu atrás do discurso de que segurança é só responsabilidade do Estado. O nome disso é omissão. Enfrentar a criminalidade é cuidar das pessoas e também dever do município. Nós vamos assumir esta responsabilidade”, afirmou Ricardo Nicolau, firmando um compromisso com Manaus.

“Também vamos contratar policiais militares para ajudar nas patrulhas comunitárias em seus dias de folga. Isso já acontece em outras cidades”, completou.

Nas considerações finais, Ricardo Nicolau resumiu o tom da sua campanha, que apresentou sua trajetória na gestão pública, na gestão privada, e priorizou a apresentação de projetos e propostas para Manaus.

“Tivemos a oportunidade de mostrar a nossa história, de independência, e construída ao lado do meu pai, dr. Luiz Fernando, com muito trabalho. Tenho experiência como vereador, deputado e gestor empresarial. Vamos fazer uma gestão com planejamento e resultados, trabalhando muito pela Manaus que acreditamos e votando no 55”, finalizou Ricardo Nicolau.

Foto: Marcelo Cadilhe