Realizar uma campanha eleitoral para o cargo de vereador em Manaus não é tarefa simples, ainda mais em tempo de pandemia. Exige uma estratégia diferenciada, tanto no trabalho de campo, quanto nas redes sociais, sem contar que concorrem cerca de 1400 candidatos no pleito de 2020.

Neste cenário, uma candidata tem se destacado por realizar um trabalho diferenciado. Rayana Pinho do Bazar é uma mulher de 29 anos que vem do meio do empreendedorismo de promoção de vendas. Há 7 anos ela incentiva pessoas a iniciarem seus próprios negócios, dá oportunidade e espaço para trabalharem, e além disso ela arruma tempo para ser mãe e esposa dedicada.  

_“Fazer uma campanha com poucos recurso e com equipe de 7 pessoas voluntárias, nem é o grande problema. Hoje muitas pessoas estão trocando seu voto por uma ajuda que logo acaba, e infelizmente isso beneficia os candidatos que compram votos, e isso só contribui para continuarmos com os mesmos problemas. Às vezes alguém me aborda e diz: – Ah, Rayana, na minha casa são 10 votos, o que você vai me dar pra eu votar em você? Isso me dá muita tristeza, mas só me motiva mais a continuar minha campanha limpa. Porque eu sei que tudo que começa errado termina errado e eu não vou abrir mão do certo. Eu não vou comprar o voto de ninguém, quem quiser votar em mim vai votar porque quer.”_ Disse a candidata em um discurso de rua publicado em vídeo em suas redes sociais.

Esse tipo de situação acontece muito em tempos de eleição, onde a população desiludida com os políticos, preferem se corromper ao exercer o voto consciente.