Entretenimento – Ana Victória Lago, 21 anos, há um pouco mais de quatro anos vem inspirando as pessoas do mundo da moda.

A modelo tem microcefalia e foi descoberta após fazer parte de um projeto chamado “Arte Sem Preconceitos” em Manaus, onde mora hoje com a família.

A sua maior incentivadora é a sua mãe, Viviane Lago Lima.

Os médicos disseram que ela não iria andar e nem falar. Afirmaram que os comprometimentos eram severos e irreversíveis. Eu desacreditei. Ela tem nos surpreendido cada vez mais”, disse Viviane.

E olha que demais! Hoje, Ana é considerada a primeiro modelo com microcefalia do Brasil e do mundo!

Conheça essas duas modelos que estão quebrando estereótipos no universo da moda 7
Fotos: Reprodução/ Instagram @anavictorialago

Quebrando barreiras

A mãe informou que todo o caminho da carreira da filha foi percorrido com muita cautela.

“A gente sabe que nesse mundo ainda existem muitas pessoas cruéis. E foi o que aconteceu, assinamos um contrato de um ano com a agência e nesse período, ela encaixava a Ana nos testes para algumas empresas e recebia respostas do tipo ‘que não queriam esse tipo de pessoa no seu casting’”.

Conheça essas duas modelos que estão quebrando estereótipos no universo da moda 8
Conheça essas duas modelos que estão quebrando estereótipos no universo da moda 9
Fotos: Reprodução/ Instagram @anavictorialago

Ela relatou ainda que sempre avalia bem o propósito dos trabalhos que as empresas oferecem e que foi aperfeiçoando e amadurecendo a filha no trabalho.

“Eu entendi que era isso que ela queria, então lutei para que ela tivesse a sua chance nessa profissão”.

Moda inclusiva

Hoje, Viviane busca inserir a filha em trabalhos inclusivos, com participação de eventos que geram na sociedade conscientização e a valorização das pessoas com deficiência.

Por conta da microcefalia, ela tem um déficit de fala e de entendimento, mas acredito muito que num período curto de tempo, a empresas consigam se adaptar ao perfil da Ana Victória e ela deles”.