Manaus – Na manhã desta quinta-feira (29), o Portal Baré recebeu com exclusividade, denúncias de compra de votos dentro de centros religiosos contra o vereador e candidato à reeleição Wallace Oliveira (PROS).

De acordo com a fonte que preferiu não se identificar por medo de retaliações, o parlamentar que almeja ficar mais 4 anos no poder, estaria articulando “estratégias” políticas ambiciosas para garantir uma eventual reeleição. Mesmo que fosse necessário comprar votos para que isso aconteça.

De acordo com o Código Eleitoral, no artigo 229, o ato supostamente praticado pelo candidato é considerado crime, prevendo pena de reclusão de até quatro anos e pagamento de multa: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita.”

O esquema

Ainda segundo a denúncia, o candidato teria se reunido com líderes evangélicos nos últimos meses para repasse de verba para manutenção e “bem-estar” de templos, em troca, os pastores teriam que “obrigar” seus fiéis a votar no candidato.

É uma situação bastante delicada, eu por exemplo sou um servo fiel a Deus há mais de 30 anos e nunca deixei que política interferisse na minha relação com o divino. Agora vir mandar, isso mesmo, mandar eu votar em tal candidato é totalmente absurdo“, disse um membro da Igreja Pentecostal que preferiu não ser identificado.

Candidato Autoritário

Os denunciantes ainda afirmaram para redação, que o candidato teria dado ordens diretas aos líderes religiosos para “afastar” das atividades aqueles que se opusessem ao voto em Wallace.

Quando a ordem, vou chamar isso de ordem, de que eu tinha que votar nele, eu acabei tendo que perguntar. E se eu não votar nele? me responderam que se não fosse votar no Wallace era melhor nem ir para igreja depois das eleições. Eu me senti totalmente intimidado com tal autoritarismo” completou o denunciante.

Em 4 anos, Wallace aprovou apenas 6 leis

De acordo com site da CMM (Câmara Municipal de Manaus), o candidato à reeleição aprovou apenas 6 projetos de leis. Tal desempenho em anos pode ser convertido em 1,1 projeto de lei por ano.

Veja:

Fonte: CMM (Câmara Municipal de Manaus)

A redação tentou entrar em contato com o vereador, mas até o fechamento da matéria não houve nenhum retorno.

Da redação, Portal Baré