Amazonas – No balanço do coronavírus (covid-19) no fim de semana, metade dos 61 prefeitos do interior do Amazonas deixou de prestar informações para produção do boletim diário. Além disso, desse grupo, dez chegaram a não repassar dados de contaminações e mortes durante os dois dias seguidos. Por causa disso, de 24 ade.para 25 a queda do índice de novos contaminados caiu mais da metade.

Enquanto isso, crescem as aglomerações nos municípios, principalmente causadas pelas campanhas de alguns dos prefeitos em busca de reeleição. Por exemplo, em Manacapuru (foto), o primeiro em número de mortes no interior.

O prefeito de Lábrea, Gean Barros (MDB), um dos que falham com os dados do coronavírus, veio a público neste final de semana. Conforme nota que divulgou no sábado, testes apontaram seu contágio. Embora pertença ao grupo de risco da doença, ele disse estar bem.

Dessa forma, diante dessa falha de transparência das prefeituras, o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) não consegue representar, completamente, o real cenário da epidemia no Amazonas.

Fonte: BNC