Três homens suspeitos de furto qualificado e associação criminosa, foram presos em Manaus, nesta quinta-feira (22). O grupo estava sendo investigado por envolvimento em furtos de agências bancárias na capital. Segundo informações da polícia, um PM e um ex-conselheiro tutelar estão entre os envolvidos.

O trio foi preso em cumprimento de mandado de prisão. Segundo a Delegacia Especializada em roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), os suspeitos estavam sendo investigados por pelo menos cinco ações criminosas realizadas em diferentes bancos. Os furtos aconteceram em julho, agosto e setembro deste ano. Duas pessoas estão sendo procuradas.

O delegado interino da DERFD, Leonardo Marinho, contou que o grupo é especializado em assaltos a bancos e, durante a prisão dos três suspeitos, na casa de um deles, a polícia encontrou um simulacro de pistola com as iniciais de uma facção criminosa. Para a PC, a ação indica que os suspeitos podem ter relação com o crime organizado.

A ação do grupo criminoso consistia em cortar os caixas eletrônicos dos estabelecimentos, em local exato, para impedir que fosse disparado algum alarme ou que o dinheiro presente na máquina fosse queimado. A ação exigia um ato de “perícia” por parte de um dos presos – responsável por manejar o maçarico.

O homem responsável por esse manejamento, já foi preso em vários estados pelo mesmo crime. O suspeito contava com a ajuda de outro comparsa, que bloqueava o excesso de luz produzido pelo maçarico utilizando para isso de uma espécie de tapume. Os outros integrantes aguardavam dentro de um veículo na saída da agência bancária e garantiam a fuga.

Outros envolvidos, incluindo o sargento da PM, que está entre os presos, também permaneciam em um segundo carro e trafegavam em locais próximos para identificar a aproximação de policiais para esse local.

Durante a operação, a polícia apreendeu uma pistola de uso restrito da corporação policial e um veículo modelo Prisma, que possivelmente era o mesmo carro que foi utilizado para dar cobertura ao assalto ocorrido em uma agência bancária no bairro Cidade Nova, no dia 24 de agosto deste ano.