Eleições – A segunda pesquisa de intenções de votos da DMP/Tiradentes neste ano foi publicada hoje (23). E traz novidades na corrida eleitoral pela Prefeitura de Manaus. A principal delas é que David Almeida (Avante) e Ricardo Nicolau (PSD) estão em franca disputa por vaga no segundo turno.

Além disso, revela um outro detalhe já detectado por outros pesquisadores. O ex-governador e ex-prefeito Amazonino Mendes (Podemos) segue líder, com 32%, mas em queda. Desta vez, conforme a DMP, ele perdeu um ponto percentual em relação ao estudo anterior, de 28 de setembro.

Conforme a pesquisa, Almeida, por sua vez, já vê Nicolau pelo retrovisor. Este se lançou candidato na fase de pré-campanha, há três meses, enquanto seu adversário já fazia movimento pelo cargo há dois anos, pelo menos.

De acordo como os parâmetros da pesquisa, nesta data os dois estão tecnicamente empatados. A margem de erro do estudo é de 3,2%, para mais ou para menos.

Portanto, Almeida tem 16%, o que representa uma queda de dois pontos percentuais a menos que há 25 dias.

Nicolau, ao contrário, mais que dobrou a preferência entre os 1.001 eleitores pesquisados. No estudo do fim de setembro, ele tinha 5%. Hoje, já atinge a intenção de voto de 11,5% dos manauenses. Dessa forma, abriu boa margem sobre o petista José Ricardo, que ficou com 8%.

Na pesquisa anterior, o candidato do PT era o terceiro colocado, posição que agora perde. Apesar de ter crescido 2% em relaçõ ao levantamento anterior da DMP.

Veja o quadro completo da pesquisa, cenário estimulada

Rejeição

Amazonino tem a maior rejeição entre os 11 candidatos que disputam a Prefeitura de Manaus. Veja o quadro.

Dados obrigatórios

Entrevistas: 1001

Margem de erro: 3,2

Intervalo de confiança: 95%

Período de realização: 19 a 22 de Outubro de 2020

Registro: TSE/TRE AM-09146/2020

Fonte: BNC