Eleições – Ano eleitoral e a história se repete. Parlamentares inexpressivos e sem popularidade, tentam a todo custo se reeleger. Após anos sumidos e sem contato com o povo, alguns acreditam que nesse momento, vale tudo para conquistar votos, até mesmo constranger e enganar o eleitor, que usa as redes sociais para criticar os candidatos.

Um parlamentar que se encaixa nesse contexto, é o vereador Carlos Portta (PSB). Sem apoio na CMM e sem projetos aprovados, Portta, que é conhecido por fazer piadas sem graça e ostentar uma vida de ‘playboy’ nas redes sociais, após anos sumido, aparece visitando as comunidades, implorando por votos. Há poucos meses para terminar o mandato, Carlos passeia pelos bairros e, apela.

No material de campanha, Portta exibe um vídeo, no mínimo, incoerente. A peça fala que Portta nasceu e se criou no popular bairro da compensa, Zona Oeste de Manaus, no entanto, pessoas próximas ao vereador, afirmam que apenas seus familiares continuam morando no bairro, enquanto Carlos vive em um apartamento de luxo no bairro Vieiralves.

Recentemente outra polêmica envolveu o vereador, que tenta pela primeira vez a reeleição. Segundo fontes, Carlos Portta tem recrutado mulheres sensuais para angariar votos. No suposto ‘esquema’, Portta convence mulheres (que ele conhece nas ruas, fazendo piada, ou através das redes sociais), a ajudá-lo, com a promessa de posteriormente retribuir, com emprego, ou algo do tipo. Em troca, as jovens tem que induzir os homens a votarem em Portta.

Outra figura folclórica nas eleições 2020 é o o deputado federal capitão Alberto Neto (Republicano). O candidato tenta a eleição para prefeito de Manaus, mas no lugar de intenção de votos, Alberto conquista a repulsa do povo, que não acredita em seus atos heroicos.

Na tentativa de causar aprovação, Alberto Neto tem realizado uma campanha considerada teatral, o que já foi inclusive comprovada pela oposição. O candidato se envolveu em polêmicas ao “prender” um suposto assaltante de ônibus, que se revelou mais tarde como pedreiro. O homem acusou Alberto Neto de tê-lo prendido injustamente, e cobrou por justiça. Outra cena que viralizou nas redes sociais, foi a do Capitão Alberto juntando lixo da feira. Tudo sendo filmado e orquestrado pelo “candidato-ator”.

Em meio a muitas performances teatrais e poucas propostas de campanha, o que se comenta nos bastidores da política, é que a derrota nas urnas de ambos os candidatos já é certa.

Fonte: Tribuna do Amazonas