Brasil – Dezenas de pastores da Igreja Universal do Reino de Deus, chefiada por Edir Macedo, foram à Justiça para pedir indenização por danos morais contra o escritor João Paulo Cuenca, que afirmou em junho no Twitter que o “brasileiro só será livre quando o último Bolsonaro for enforcado nas tripas do último pastor da Igreja Universal”.

O texto é uma paráfrase de Jean Meslier, autor do século 18. Meslier escreveu que “o homem só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre”. Cuenca afirma que trata-se de uma sátira de uma metáfora que já foi utilizada por inúmeros autores.PUBLICIDADE 

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, já são mais de 80 ações em 19 estados. Os pedidos de ressarcimento por dano moral estão avaliados entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. Além das causas individuais cíveis, há pedidos de investigação e abertura de procedimentos criminais por causa da postagem.

Para Cuenca, os processos fazem parte de uma “ação coordenada” da Universal contra ele. “As ações são muito parecidas, são todos pastores da igreja, isso é uma ação coordenada, isso é litigância de má-fé. Essas pessoas estão usando o sistema jurídico do país para me constranger. Essa ação coordenada é um abuso do uso da Justiça”, diz.

A igreja, por sua vez, nega que esteja coordenando ações contra o escritor e afirma que os pastores podem adotar medidas individuais em relação à frase, uma vez que as leis brasileiras não permitem a promoção do preconceito religioso.

Fonte: Revista Fórum