Manaus – Nos últimos 4 anos, 12 vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus) não conseguiram aprovar de nenhum PL (Projeto de Lei) pela Câmara. Dentre todo o grupo que mostrou improdutividade, apernas 56 PLs foram apresentados.

As informações constam no SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) da CMM. Atualizado até a manhã desta segunda-feira, (5)

Entre os vereadores que não mostraram produtividade na Câmara estão: Bessa (Solidariedade), Carlos Portta (PSB), Ceará (PSDB), Claudio Proença (PMN), David Reis (Avante), Mirtes Salles (Republicanos), Reizo Castelo Branco (PTB), Rosivaldo Cordovil (PSDB), Marcel Alexandre, Sassá da Construção (PT).

Tirando os vereadores que conseguiram, pelo menos, propor Projetos de Leis, três vereadores não fizeram nada nos últimos quatro anos, não apresentando nenhum projeto seque, ao longo de seus mandatos. São eles Mauro Teixeira (PMN), Roberto Sabino (Podemos) e Rosinaldo Bual (PMN).

O vereador Roberto Sabino informou, através de sua assessoria, que apresentou dois Projetos de Lei no ano de 2018. Porém, as informações não constam no sistema da câmara. Os projetos, de acordo com ele, dispõem sobre o cartão de identificação à pessoa autista e outro que considera de utilidade pública a Organização Missionária Internacional IDE-OMMII.

Ao ser questionado sobre a ausência de mais projetos, ele afirmou, através de assessoria, que apesar disso tem feito outros trabalhos nas comunidades.

“Por cinco anos de mandato, vereadores já têm muitos projetos de Leis apresentados. E hoje, o vereador [Sabino] gosta de apresentar projetos relevantes como esse sobre carteira para autista. Outros como nomes de ruas, ele não acha relevante”, disse o parlamentar.

No geral, 25 vereadores apresentaram, ao menos, até 50 Projetos de Lei à Casa Legislativa Municipal. Desses, se destacam apenas o vereador Gedeão Amorim (MDB) e Fransuá (PV) que chegaram a apresentar 70 e 62 PL, respectivamente.

No entanto, dos 70, Gedeão conseguiu a aprovação de apenas quatro. Já Fransuá, teve apenas cinco projetos aprovados, dos 62 que apresentou à casa