Gilson Rodrigues, conhecido como “Rei do Skunk” (RDK), foi preso com cerca de R$ 3 milhões e 6 toneladas de maconha, no município de Manaquiri, no Amazonas. Além da apreensão, a investigação sugere que a rede de supermercados pertencente a Gilson, que passa por distribuidora e loja de diversos segmentos, é um acessório para lavagem de dinheiro do esquema de milionário de tráfico de drogas.

A polícia amazonense já tinha uma ideia que poderia apreender uma grande quantidade de dinheiro e drogas, mas o montante de dinheiro em espécie, que remtem a uma cena Breaking Bad, bem como a quantidade enorme de drogas, fizeram da operação Mamon, uma alusão ao termo bíblico que liga à cobiça e dinheiro, a maior apreensão de drogas da história do Amazonas.

A polícia chegou ao ‘RDK’ após três meses de investigação, iniciada após a apreensão de um caminhão carregado de drogas no pátio de uma empresa na avenida Torquato Tapajós, em Manaus. Interceptações telefônicas levaram a Gilson e ao desmantelamento de toda a sua rede de operação. Como mantinha empresas, aparentemente limpas, Gilson ostentava. Gostava de carros de luxo, embarcações luxuosas e mantinha uma coleção dos mais caros relógios do mundo.


Uma mega-operação, deflagrada na útima sexta-feira (25/09), envolveu dezenas de policiais do Amazonas, que com ordem judicial, apreenderam 20 carros de luxos, barcos, balsas, jet ski, documentos e encontraram mais de R$ 3 milhões dentro de seus imóveis. 9 pessoas, entre elas seus seguranças pessoais, que tinham um verdadeiro arsenal com armas de uso restrito, foram presas durante essa operação.

Segundo a polícia, Gilson trazia as drogas da Colômbia e as distribuía em Manaus, Japurá, Manaquiri e Barreirinha. O acusado morava em Maniquiri, na região metropolitana no Amazonas, de onde comandava toda a organização criminosa ao ponto de ficar conhecido no mundo do crime como “O Rei do Skunk”.

Em depoimento, Gilson negou pertencer a qualquer organização criminosa. A polícia investiga a veracidade do depoimento do suposto ‘rei’. 

“Estamos aqui para mostrar mais um trabalho exitoso realizado em conjunto. Esta é a maior operação policial contra o tráfico de drogas do Amazonas e foi realizada com sucesso, pois tiramos de circulação mais uma organização criminosa. O nosso trabalho irá continuar”, afirmou Emília Ferraz, delegada-geral de Polícia Civil do Amazonas.