Amazonas – Nesta quinta-feira (24), o deputado estadual Dermílson Chagas (PODEMOS) realiza uma audiência pública híbrida para tratar do retorno às aulas na rede pública do Estado, em mais uma tentativa de “politizar” a pandemia de Covid-19.

O deputado que é aliado do pré-candidato ao cargo de prefeito de Manaus, Amazonino Mendes também do PODEMOS, e que não conta com o apoio do governo do Estado, convidou lideranças sindicais e categorias que defendem a suspensão das aulas presenciais.

De acordo com dados da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), órgão do governo estadual responsável pelas informações sobre a pandemia, apontam que a situação de profissionais da pasta da Secretaria de Educação (SEDUC) afastados por contaminação de Covid-19, são minoria nas estatísticas.

Os riscos de surtos de contágio dentro das escolas tem sido descartado até agora, isso porque as medidas de segurança adotadas pelo Governo do Estado para conter a proliferação do vírus em ambiente escolar, como a testagem de todos os profissionais da educação tem apresentado resultado positivo até o momento

Ainda segundo a FVS, o acompanhamento de profissionais da educação tem sido feito através de comissão, que atua com a vigilância ativa, afastando por sete dias para investigação os que apresentarem na testagem os anticorpos IgG (já recuperados) e por 14 dias, os que tiverem IgM positivo (ainda em período de transmissão). O retorno às escolas só tem ocorrido após o fim da transmissibilidade.

No último dia 14, a OMS publicou uma atualização do guia sobre a reabertura de escolas e afirmou que a retomada das aulas presenciais não agravou a pandemia do novo coronavírus.

No Amazonas, a Seduc implantou um protocolo que inclui, entre outras práticas, a distribuição de máscaras e o uso de álcool gel 70% antisséptico por alunos profissionais.

Todas as escolas foram fiscalizadas pela FVS após a adaptação, que também incluiu o distanciamento social em salas de aula e a compra de insumos para higienização, como lavagem das mãos.