Em meio a rumores de uma segunda onda de casos de Covid-19 em Manaus, o presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, afirmou não acreditar. A declaração foi dada nesta quinta-feira 17, em uma mensagem em vídeo. Para Nicolau, a afirmação é com base em relatórios que comparam o índice de internações no mês de maio, quando houve um número elevado, 159 pacientes ao todo, e o índice de pacientes internados atualmente, que somam apenas 29.

O presidente do grupo apresenta outro cenário, que mostra uma tendência de queda nos números de casos nos meses de junho, julho e agosto. “Nós temos leitos. Esperamos não precisar usá-los e nós estamos batendo na mesma tecla que viemos falando desde março, que é o tratamento precoce”, enfatizou o presidente do grupo. “Se nós acharmos que, porventura, venha a ter uma segunda onda, nós, da Samel, vamos nos pronunciar oficialmente dentro de todos os nossos canais de comunicação”, afirmou.

No vídeo, Nicolau reforça a informação com o diretor técnico dos hospitais Samel, Daniel Fonseca, que compara os números, e afirma que a capital não passa por uma segunda onda de casos de Covid-19.

O especialista ressaltou a importância dos cuidados básicos, como o uso de máscaras de proteção facial, “que não está ocorrendo dentro da cidade de Manaus”. O médico destaca, ainda, que a Samel não identificou nenhum caso de reinfecção por coronavírus. Nicolau evidenciou a eficácia da Ventilação Não Invasiva (VNI) por meio da ‘Cápsula Vanessa’, desenvolvida pela instituição em parceria com o Instituto Transire. A cápsula é utilizada no tratamento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Segundo a rede de hospitais, o protocolo já foi reconhecido e é recomendado pelo Ministério da Saúde.