Manaus – O epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz na Amazônia diz que não adianta colocar “panos quentes” para esconder dados. Ele afirmou em entrevista que Manaus já está na segunda onda de mortalidade do coronavírus (covid-19).

“O caldeirão da morte por covid-19 em Manaus aumentou de tal forma que não há mais como você colocar ‘panos quentes’ para tentar esconder isso. Claro que não vai ser um padrão de mortalidade semelhante ao que ocorreu em abril e maio”.

Segundo ele, desde o dia 1º de junho, quando o governo estadual iniciou o ciclo gradual de abertura da economia, foram registradas 700 mortes.

“Você sabe quantas mortes foram tornadas públicas pela FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) nesse mesmo período? Menos de 110%”, afirmou.

Orellana acusou a FVS de tentar, de “forma vil”, deturpar as estatísticas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que faz análise com base nos óbitos por ocorrência. Contudo, o órgão do Amazonas divulga que são dados de notificação de mortes por síndrome respiratória grave.

“Então, eles ficam fazendo esse joguinho para tentar ludibriar, para tentar confundir a opinião pública. E, temos que admitir, eles obtiveram bastante sucesso com essa estratégia”, disse.

Fonte: BNC