Em um momento crítico para a saúde pública, corrida contra o tempo no tratamento de pacientes com Covid-19 e outras doenças, os hospitais tiveram que enfrentar um aumento nos preços dos medicamentos adquiridos.

Entre março e julho deste ano, fármacos encareceram até 92,6%, segundo dados de uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica junto com a Bionexo. O instituto criou um índice para calcular o preço dos medicamentos hospitalares, o IPM-H (Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais).

Os medicamentos que mais tiveram alta nesse período foram utilizados no tratamento de pacientes com Covid-19 para ajudar no sistema cardiovascular (+92,6%), sistema nervoso (+66%) e aparelho digestivo e metabolismo (+50,4%).

Monitorando as transações realizadas entre hospitais e fornecedores nos últimos doze meses, os pesquisadores observaram um aumento no período de março a julho, justamente quando teve início e se agravou a pandemia da Covid-19 no país. Em todo o período, o aumento foi de 19,83%.

Agora no último mês de julho, para o qual os pesquisadores têm dados finalizados, houve uma leve desaceleração. A taxa variou apenas +1,74%, frente à +4,58% no mês anterior, que pode em parte estar relacionada a uma queda no número de internações no país e em parte a uma maior organização do setor de fornecimento de medicamentos.

Folhapress