Um navio com aproximadamente 6 mil vacas e 43 pessoas naufragou na costa do Japão, nessa quarta-feira (2/9), após reportar a perda de motor causada pela agitação no mar em decorrência do tufão Maysak.

A informação foi repassada por um sobrevivente a agências internacionais e confirmada pela Guarda Costeira do Japão.

O navio Gado do Golfo 1 transmitiu um pedido de ajuda quando estava a cerca de 185 quilômetros ao oeste da Ilha de Amami Oshima, que fica entre Okinawa e Kyushu, um dos principais pontos do sul do país.

A embarcação foi atingida por um poderoso tufão, equivalente a um tornado de categoria 4, com ventos de até 210 quilômetros por hora.

Segundo o jornal inglês The Guardian, um sobrevivente, identificado como Eduardo Sareno, filipino de 45 anos e antigo oficial-chefe, foi resgatado no fim dessa quarta, após a vigilância da marinha japonesa avistá-lo usando colete salva-vidas e acenando enquanto boiava na água.

Sareno teria dito que o navio virou antes de naufragar, segundo Yuichiro Higashi, porta-voz para a Guarda Costeira do Japão, que conduz os trabalhos de busca por sobreviventes em quatro barcos e dois aviões, além de mergulhadores.