Brasil – A adolescente de 14 anos, que não teve a identidade revelada, apontada como suspeita de matar a jovem Isabele Ramos Guimarães, também de 14 anos, atirou na amiga com a intenção de cometer o assassinato. O documento da polícia, divulgado nesta quarta-feira (2), aponta que deve responder por ato infracional por homicídio doloso – quando há intenção de matar –, imprudência e imperícia.

Isabele foi morta com um tiro na cabeça na noite do dia 12 de julho durante brincadeira em um condomínio de luxo localizado no bairro Jardim Itália, em Cuiabá (MT). Segundo a polícia, o fato aconteceu por volta de 22h.

O delegado Wagner Bassi, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que conduziu a investigação, afirmou, em entrevista coletiva, que a versão apresentada pela adolescente era incompatível com o que aconteceu no dia da morte e que a conduta dela foi dolosa, porque, no mínimo, assumiu o risco de matar a vítima.

O namorado da adolescente, um jovem de 16 anos, também vai responder por ato infracional análogo ao porte ilegal de arma de fogo, porque transitou armado, sem autorização. A polícia disse que ele levou as armas para a casa da namorada e o tiro que matou Isabele partiu de uma dessas armas de fogo.

“A adolescente, que é praticante de tiro esportivo, afirmou que, ao guardar as armas, uma delas teria caído e disparado. Segundo laudo, o estojo na verdade, estava em cima da cama e a menor teria ido com a arma carregada até a amiga”, contou o delegado.

O pai da adolescente que atirou, que é empresário, foi indiciado por posse de arma de arma de fogo, homicídio culposo, entrega de arma para adolescente, previsto no Estatuto do Desarmamento, e fraude processual.

Conforme a polícia, a adolescente sabia manusear uma arma pois a mesma era praticante de tiro esportivo.