Adotando uma postura bem diferente da administração de Wilson Witzel na relação com o Executivo federal, o governador interino do RJ, Claudio Castro, tenta se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro. A pauta seria o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), cujo prazo para renovação termina na sexta-feira (4).

O objetivo de Castro é conseguir o quanto antes um espaço na agenda de Bolsonaro, que, nas últimas semanas, apostava numa tese de “renovação automática” e cogitava judicializar a questão em caso de falta de entendimento com a União.

Representantes dos governos estadual e federal que trabalham a favor da prorrogação enxergam a mudança de postura como vantajosa para as duas partes. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União determinou que, se o Rio apresentar proposta dentro do prazo, o RRF será estendido de modo cautelar, até que o Ministério da Economia a analise.

Além da tentativa de encontro com Bolsonaro, o governador interino do Rio convocou para a manhã de hoje todos os secretários de governo para uma reunião em que pretende passar uma mensagem de tranquilidade e de que o estado não pode parar enquanto aguarda a decisão do STJ. Também estará na pauta o plano de volta às aulas.