Amazonas – O deputado federal José Ricardo (PT) ingressou com representação no Ministério Público do Estado (MP-AM) e Ministério Público Federal (MPF) solicitando a imediata suspensão das aulas presenciais no Amazonas por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o parlamentar, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), deve dar prosseguimento ao ano letivo com aulas remotas, até que se criem condições seguras para os alunos estudarem, evitando assim novas mortes.

Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), desde o dia 10 de agosto, quando iniciaram as aulas presenciais da rede estadual de ensino, 342 profissionais da educação já testaram positivos para a Covid-19.

Ainda não se tem registro oficial sobre a contaminação entre alunos e seus familiares, porque não estão sendo testados em massa. Mas os números apresentados tanto pelo Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom) quanto pelo Sindicado dos Professores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), que fazem monitoramento diário dos profissionais de educação, só aumentam o alerta: já seriam mais de 100 escolas com casos confirmados de Covid.

Fonte: BNC