Os grandes eventos em Manaus por conta da pandemia da covid-19, correm o risco de não serem realizados. As incertezas em muitos setores da economia, inclusive o cultural, ameaçam as tradicionais festas do aniversário de Manaus, Réveillon e até o Carnaval 2021. Sem previsão de vacina contra a doença é incerto que a capital amazonense promova eventos com grande público.

No próximo dia 24 de outubro, será o aniversário de Manaus, a capital amazonense completará 351 anos. A festa é um evento tradicional mas a possibilidade de acontecer é remota, se considerada as tradicionais comemorações no formato dos últimos anos.

O Boi Manaus neste ano chegaria a 23ª edição, e apesar de reunir milhares de pessoas, não há confirmação na agenda. O que é péssimo para os fãs do ritmo de boi-bumbá em 2020.

O Réveillon de Manaus parece que também não será o mesmo. No ano passado, multidões se reuniram para última noite do ano no Complexo Turístico da Ponta Negra (Zona Oeste), Shopping Phelippe Daou (Zona Leste) e Orla do Amarelinho (Zona Sul) para acompanhar 20 atrações musicais locais e nacional que comandaram as mais de 30 horas do show da virada. Juntas, as três festas, reuniram um público de 300 mil pessoas.

O Carnaval de 2020, uma festa popular que reúne multidões, também pode não ser realizada. Em 2019, a Prefeitura de Manaus lançou dois editais de apoio ao Carnaval de Manaus 2019. Receberam apoio financeiro às Escolas de Samba dos Grupos Especial “A”, “B” e “C”. Já as bandas e blocos de rua tiveram apoio de palco, som, iluminação e banheiro químico em 110 eventos.

Não é só a pandemia e os riscos da aglomeração sem vacina para covid-19 que causam dúvida, a crise financeira também pode comprometer esse tipo de incentivo cultural.

A Prefeitura de Manaus já informou que está avaliando a possibilidade de realização de eventos desse porte, incluindo o Réveillon e o aniversário da cidade. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que é responsável pelo incentivo financeiro e realização dos desfiles das escolas de samba de Manaus, não decidiu ainda se adiará ou cancelará o tradicional Carnaval no Sambódromo.

Até o momento, apesar da aproximação das festas, os órgãos competentes ainda não tomaram decisões cabíveis as tradicionais festas amazonenses.