Cineasta alemão Marcus Vetter teve acesso aos bastidores do encontro de líderes no Fórum Econômico Mundial no ano passado e registrou cenas reveladoras. O presidente Jair Bolsonaro totalmente constrangido é o que revelam cenas de bastidores do encontro, em Davos, em janeiro de 2019.
Algumas mostram, entre outras coisas, o isolamento do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e sua incapacidade de dialogar ao ser questionado, por exemplo, a respeito da proteção à Amazônia.
Em uma das cenas, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e ativista sobre o debate das mudanças climáticas, se diz preocupado com a Amazônia. Bolsonaro responde: “queremos explorar os recursos da Amazônia com os Estados Unidos”. “Não sei o que isso quer dizer”, rebate o político americano.
Em outro momento, a líder do Greenpeace internacional, Jeniffer Morgan, se apresenta com um ar de ironia e deboche e agradece a Bolsonaro pela proteção à Amazônia. Entrega seu cartão ao político brasileiro, que nada diz, e segundos depois ri dele nas suas costas ao conversar com outra pessoa.
Foi neste evento que Bolsonaro discursou pela primeira vez fora do Brasil, numa fala superficial e recheada de fake news, que assustou os presentes.
A conversa entre Bolsonaro e o ex-VP Algore é constrangedora:
A: “Estou preocupado com a Amazônia”
B: “Quero explorar os recursos da Amazônia com os EUA”
A: “Não entendi o que você quer dizer”
Assista a duas cenas:
“O Fórum” mostra o presidente brasileiro completamente isolado e constrangido em imagens inéditas de bastidores de Davos. Ninguém fala com Bolsonaro, que transformou o Brasil em pária do mundo.







