Cientistas de Hong Kong anunciaram, nesta segunda-feira (24), a confirmação do primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus.

“Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado quatro meses e meio depois do primeiro episódio”, declararam os cientistas da Universidade de Hong Kong, em um comunicado.

O código genético do vírus foi testado descobriu-se que o vírus da segunda infecção pertence a uma linhagem diferente da primeira. Ao ser contaminado pela primeira vez, o paciente, um homem de 33 anos, teve apenas sintomas leves. Na segunda, não apresentou nenhum sintoma.

Em vez de uma disseminação viral prolongada, a segunda infecção é causada por um novo vírus, que ele adquiriu recentemente, afirmou Kelvin Kai-Wang To, microbiologista clínico da Universidade de Hong Kong.

De acordo com os cientistas, a segunda “versão” do vírus é mais próxima à que circulou na Europa entre julho e agosto (o paciente havia voltado de uma viagem à Espanha). Já o primeiro vírus era semelhante aos que circularam em março e abril.

A líder técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde), Maria van Kerkhove, disse que “é possível” que esse seja o primeiro caso confirmado de reinfecção pela Covid-19 no mundo.