A capital do Amazonas registrou nas primeiras horas deste sábado (22) queda na temperatura. Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a mínima chegou a 22,5ºC em meio ao verão amazônico. O vento frio e intenso mudou a rotina do manauara que aproveitou a baixa temperatura para exercer a criatividade e o humor nas redes sociais.

A novidade do ‘clima frio’ fez Manaus ficar nas primeiras posições do Trending Topics (TT’s) do Brasil, na rede social Twitter. Os termômetros que normalmente registram temperaturas em torno de 37ºC a 40ºC, deixou a população amazonense em euforia.

O meteorologista do Sipam, Renato Senna, explicou que em razão do inverno do hemisfério sul é comum que o fenômeno de ocorrência de massa polar se desloque da Antártida em direção ao continente sul-americano. De acordo com ele, a massa de ar chegou a Sul do Brasil e, também, se deslocou para a Região Norte, causando queda na temperatura.

A queda de temperatura foi sentida com mais intensidade nos municípios do lado sul da capital.

“Tivemos temperaturas reduzidas na região de Lábrea e Manicoré, com queda acentuada na tarde de ontem. Hoje de manhã, o que a gente teve [Em Manaus] foi um reflexo dessa condição. Como a região Sul está um pouco mais fria, sob domínio dessa massa de ar, a gente tem um aumento da nebulosidade e essa condição que estamos tendo hoje. Durante o dia, a gente vai ter temperatura máxima mais baixa”, disse.