Amazonas – A frente fria que atinge regiões do país também deve afetar parte do Amazonas. Em alguns municípios, as temperaturas podem ficar abaixo de 20°C. A mudança começa nesta sexta-feira (21/8) e a situação pode perdurar até o domingo (23/8). As informações são do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Segundo o Censipam, em geral, o Sul e Oeste do estado são os mais impactados com a queda das temperaturas. A instituição citou os municípios de Apuí, Humaitá, Lábrea, Ipixuna, Eirunepé e Boca do Acre como exemplo de cidades que poderão ser afetadas.

“Quando a massa de ar é de grande intensidade, costuma se deslocar pela porção Oeste do estado, causando queda de temperatura em Tabatinga e municípios próximos”, completou.

A frente fria poderá alcançar o setor Sul-Sudoeste do Amazonas durante a madrugada desta sexta. O fenômeno deve provocar chuvas isoladas e queda das temperaturas por causa da cobertura de nebulosidade e avanço da massa de ar frio.

De acordo com o Censipam, os municípios que integram essa região poderão registrar temperaturas mínimas abaixo de 20°C. “Condição esta que deve perdurar até o domingo, quando as temperaturas começam gradativamente a ter um aumento nos dias subsequentes”, informou, ao Portal do Marcos Santos. Neste o fim de semana, a massa de ar frio deverá atuar também nos setores Oeste e Centro-Oeste.

“Com padrão de queda das temperaturas menos acentuado que o setor citado anteriormente”, explicou o centro. A instituição destacou que, geralmente, o estado é atingido por esse fenômeno “uma ou duas vezes ao ano, normalmente nos meses de julho e agosto”.

Conforme o Censipam, é comum que as frentes frias, principalmente no verão, organizem a convecção na região amazônica, causando nebulosidade e, às vezes, precipitação – as chuvas. “Neste caso, a temperatura cai devido à nebulosidade e, às vezes, devido à precipitação”, disse.

E Manaus?

Para quem está esperando queda nas temperaturas em Manaus, a previsão não é favorável. “É interessante salientar que os modelos de previsão numérica de tempo indicam que a frente fria e a massa de ar frio em sua retaguarda estarão atuando em grande parte do país, porém não apontam o avanço até o setor da capital amazonense”, informou o Censipam.

As temperaturas em Manaus devem variar entre 24°C e 34°C, nesta sexta. No sábado, devem ficar entre 24°C e 33°C, e no domingo, entre 24°C e 34°C. Na sexta, o dia na capital será de poucas nuvens a parcialmente nublado. No sábado e domingo, o tempo deve variar entre parcialmente nublado a poucas nuvens. Nos dois dias, há possibilidade de chuva em áreas isoladas. A previsão é de ventos calmos/fracos na sexta, sábado e domingo.

O que são frentes frias De acordo com o Censipam, as frentes frias são formadas pelo encontro de massas de ar de diferentes características (temperatura, umidade).

“A entrada, geralmente no inverno, de ar polar, no sul da América do Sul, provoca este fenômeno ao se deslocar de sul para norte, provocando a formação da frente fria ao encontrar a massa de ar tropical. Após a frente fria, ocorre, então, a entrada do ar frio, provocando queda nas temperaturas, em geral, mais acentuada no horário do registro das temperaturas mínimas”, explicou a instituição.

Com informações de Portal do Marcos Santos