iFood é multado pelo Procon em R$ 2,5 milhões por ‘golpe da maquininha’

Fundação diz que empresa não protegeu consumidores em golpe que usa máquinas com visores danificados para cobrar quantias altas de clientes
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter

Brasil – O Procon-SP anunciou na última segunda-feira (17) que multará o iFood em R$ 2,5 milhões por considerar que a empresa não protegeu seus consumidores do chamado “golpe da maquininha”, no qual fraudadores disfarçados de entregadores usam máquinas de cartão com o visor danificado para cobrar quantias altas e indevidas dos clientes da empresa. A empresa ainda pode recorrer da multa.

“A empresa responde pelos atos de seus prepostos, não importa que os entregadores não sejam seus funcionários; ela deve se responsabilizar pelos seus representantes”, argumenta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor. Segundo o órgão, o iFood será multado por “má prestação de serviços, cláusulas abusivas e outras infrações ao Código de Defesa do Consumidor.”

Além disso, o Procon-SP considerou que a empresa insere cláusulas abusivas em seu contrato com os clientes. Uma delas estabelece que o iFood não se responsabiliza pela prestação do serviço contratado pelo consumidor e ainda que poderá alterar os termos do contrato de forma unilateral. Há ainda o agravante de a empresa cancelar o cadastro caso o consumidor questione a cláusula.

Outra cláusula destacada pelo Procon diz que o iFood não se responsabiliza por eventual vazamento dos dados que estão em seu site.

Em nota o iFood diz que recebeu a notificação do Procon-SP e não comenta processos em andamento. “É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa”, diz o documento. E termina falando que o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app.

Relacionado Posts