Brasil – A reabertura das escolas no país vai agravar a pandemia do novo coronavírus de acordo com 79% dos brasileiros e, por isso, as unidades deveriam continuar fechadas nos próximos dois meses, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta terça-feira (18).

A preferência pela volta às aulas presenciais não é majoritária em nenhum dos segmentos pesquisados.

Para 59% dos entrevistados, a volta às aulas vai piorar muito a situação, e para outros 20%, um pouco. Já 18% afirmaram que não haverá efeito na disseminação do vírus, e 3% disseram não saber.

O Datafolha ouviu 2.065 pessoas de todo o país nos dias 11 e 12 de agosto por telefone, modelo que evita o contato pessoal entre pesquisadores e entrevistados e exige questionários mais rápidos.

Especialistas em educação e saúde afirmam que a estabilidade da proporção de pessoas que defende a não retomada das aulas presenciais mostra que há pouca confiança no controle da pandemia no Brasil e na capacidade de organização dos protocolos de higiene para um retorno seguro dos estudantes.

Nesta segunda (17), o país somou mais de 108 mil mortes registradas por coronavírus, com uma média diária de mortes que paira em mil.