O ministro da Educação, pastor religioso Milton Ribeiro, informou que o MEC vai disponibilizar acesso à internet aos alunos de universidades e de institutos federais em situação de vulnerabilidade social, para que possam acompanhar as aulas remotas durante a pandemia. O anúncio foi dado nesta 2ª feira (17).

Na fase inicial, o programa pretende beneficiar 400 mil alunos com renda familiar inferior a meio salário-mínimo. Serão assistidos moradores de 797 municípios com campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Institutos Federais (IF).

Serão disponibilizados bônus de dados móveis que serão gerenciados pela instituição de ensino. Eles terão validade de 90 dias e os créditos serão de 10 gigabytes a 40 gigabytes. Há também a possibilidade de fornecimento de pacotes de dados móveis por meio de chips pré-pagos, que terão validade de 30 dias e créditos de dados que variam de 5 gigabytes a 40 gigabytes.

As atividades acadêmicas estão paralisadas há 5 meses em razão da pandemia da covid-19, e o programa visa dar apoio aos alunos em vulnerabilidade. Indagado sobre a demora para se implementar a medida, Milton Ribeiro justificou que deve-se à burocracia interna do Estado.