Mundo – Um músico do estado de Kano, no norte da Nigéria, foi condenado à morte por enforcamento por blasfemar contra o profeta Maomé, segundo a BBC Nigéria.Yahaya Sharif-Aminu, 22, foi julgado por uma alta corte regida pela sharia, a lei islâmica. Estados do norte do país são de maioria muçulmana, e, por isso, usam tanto leis seculares quanto a religiosa -mas esta aplica-se apenas àqueles que seguem o Islã.

Desde que a pena de morte foi reintroduzida na Nigéria, em 1999, apenas uma dessas decisões foi cumprida: em 2002, um homem foi enforcado por ter matado uma mulher e seus dois filhos durante um assalto, de acordo com o serviço britânico. Sharif-Aminu compôs a música em março e a compartilhou usando um aplicativo de mensagens.

A canção foi considerada ilegal por retratar de forma elogiosa um imã (líder religioso muçulmano) da irmandade Tijaniya, à qual Sharif-Aminu pertence, colocando-o acima do profeta Maomé.Antes do episódio, o compositor gospel era pouco conhecido fora de sua irmandade.

Segundo a BBC, Sharif-Aminu não negou as acusações. Ele pode recorrer da decisão.