Brasil – Mesmo após ter sido levado para a delegacia da Polícia Civil, o contador Mateus Abreu Almeida Prado Couto, de 31 anos, seguiu ofendendo o motoboy Matheus Pires Barbosa, de 19, conforme consta no boletim de ocorrência registado no DP de Valinhos (interior de São Paulo), no dia 31 de julho.

“Apresentados no plantão policial, o autor Mateus Couto novamente exaltou-se e reafirmou as palavras ofensivas contra a vítima, sendo necessário separá-lo para outro ambiente (sala)”, consta no boletim de ocorrência.

O caso dos dois ficou conhecido após um vídeo repercutir nas redes sociais. Nas imagens, o contador humilha Barbosa, que havia ido ao condomínio fazer uma entrega de comida. Entre os insultos direcionados ao motoboy, Couto diz que ele tem “inveja disso aqui” e aponta a pele branca.

Segundo o boletim de ocorrência, Barbosa relatou à polícia que Couto é conhecido entre os entregadores, pois ele costuma fazer os motoboys caminharem até o interior do condomínio para realizar a entrega na porta de sua casa, enquanto os demais clientes esperam os entregadores na portaria do condomínio.

Barbosa disse que em tom de brincadeira falou para Couto que ele não era bem visto entre os motoboys. A partir daí o agressor começou a xingar a vítima utilizando as palavras “preto”, “favelado”, “pobre” e “olha o seu tênis furado”.

Em imagens gravadas por um morador do local, Couto ainda fala que Barbosa não tem onde viver e que ele tem inveja da casa do agressor. Couto ainda mostra seu braço fazendo menção a sua cor branca e diz “você tem inveja disso aqui”.

Ainda segundo o boletim de ocorrência, Couto fez ameaças a Barbosa dizendo que conhecia policiais e que sua família seria do meio militar. Couto disse ainda que o entregador “se daria mal”.

Os moradores se aproximaram de Barbosa com medo de Couto agredi-lo fisicamente.

Durante o registro da ocorrência, Couto alegou que disse apenas as palavras “favelado”, “pobre” e “marginal” e negou que fez qualquer tipo de ofensa relacionada à cor de Barbosa. Couto alegou ainda que Barbosa teria tentado avançar contra ele e outros moradores, fato que não se confirmar de acordo com as imagens divulgadas pelas redes sociais.

O pai de Couto esteve na delegacia e disse que o filho faz um tratamento de saúde mental relacionado a esquizofrenia.

O caso foi registrado como injúria racial na Delegacia de Valinhos.