Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, comprometeu-se em indicar o deputado Bosco Saraiva (Solidariedade) para integrar o grupo de parlamentares que está definindo uma pauta ambiental para ser votada na Casa neste segundo semestre.

O Deputado Marcelo Ramos (PL), que havia reivindicado do presidente a presença de um deputado amazonense entre os cinco parlamentares (todos do sudeste), é o responsável pela informação.

Os parlamentares do grupo são Alessandro Molon (PSB-RJ), Enrico Misasi (PV-SP), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Zé Silva (Solidariedade-MG) e Zé Vitor (PL-MG). Esse nomes, segundo Ramos, são capazes de conduzir o debate, mas havia a necessidade da presença de incluir um deputado do estado no colegiado. O presidente da Casa aceitou a argumentação.

Bosco Saraiva, que é presidente da Cdeics (Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços), informou ao BNC que a direção da Câmara ainda não havia entrado em contato com ele “para dar qualquer informação a respeito do assunto.”

Três projetos já estão na pauta, o de autoria de Alessandro Molon, PL 3961/2020 cria a lei de emergência climática e neutralização de emissões. O objetivo é neutralizar no país a emissão de gases do efeito estufa até 2050.

O deputado Zé Silva quer incentivar a emissão de títulos verdes lastreados por áreas preservadas e comprados por empresas poluidoras (PL 7578/2017).

Outro projeto de autoria de Zé Vitor, a PL 3337/2019, agrava a pena para o desmatamento ilegal em até sete anos de reclusão.