A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) avalia a possibilidade de retornar com as atividades acadêmicas em agosto, entretanto, no formato remoto. A proposta será encaminhada ao Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe).

A proposta em caráter excepcional e por calendário especial, foi discutida em uma série reuniões da Comissão de Assessoria da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, conforme informou a instituição.

A perspectiva é que as atividades curriculares ocorram entre agosto e dezembro, de maneira facultativa, caso aprovado. A projeção é que as aulas remotas devem ser “facultativas e por adesão de professores e estudantes, com garantia de direitos para os discentes que optarem por não aderirem” à proposta.

De acordo com a Universidade, um Plano de Biossegurança foi criado e traz diretrizes e orientações de retorno das atividades presenciais da universidade.

O documento em análise destaca um panorama epidemiológico do estado do Amazonas, em especial na cidade de Manaus e nos municípios de Coari, Itacoatiara, Parintins, Benjamin Constant e Humaitá, onde a Ufam tem seus campi, concluiu-se que, a oferta de disciplinas por ensino remoto por adesão é a única proposta viável para o momento, além de não ser excludente em relação aos estudantes que por algum motivo não possam cursar disciplinas nessa modalidade.