Uma tentativa de roubo a um posto de gasolina foi impedida, na madrugada desta quinta-feira (30), durante operação da polícia especializada em roubos, furtos e defraudações. Cinco homens foram presos durante a tentativa do crime, no posto de combustíveis localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Chapada, na Zona Centro-sul de Manaus.

De acordo o delegado Aldeney Góes, titular da DERFD, o grupo é uma quadrilha especializada em explosão de cofres em postos de combustíveis, utilizando armas e explosivos. Ao menos três casos semelhantes já foram registrados na capital neste mês de julho.

O delegado comentou sobre o risco causado pelo uso de explosivos durante essas ações criminosas, que colocava em risco tanto os trabalhadores dos estabelecimentos quanto moradores das proximidades dos locais. As investigações da polícia tiveram início logo após os primeiros registros semelhantes. Os criminosos agiam sempre durante a madrugada e utilizavam materiais explosivos durante os crimes.

“Depois de alguns dias de investigação, hoje, a DRF, com a ajuda muito grande do Grupo Fera, conseguimos prender cinco dos integrantes dessa quadrilha que atuavam. Agora, as investigações vão continuar para que, nenhum integrante da quadrilha, fique impune”, disse.

Segundo o delegado, o grupo é o mesmo que atuou nos primeiros crimes registrados na capital. “Veja a ousadia desses criminosos, o local. Estamos na Avenida Constantino Nery. Já tínhamos mapeado, inclusive, com mandado de prisão para alguns deles, parte dos integrantes do grupo. Não nos interessava agir com um ou dois, queríamos pegar a quadrilha toda. Hoje, desmobilizamos eles”, comentou.

Durante a ação da polícia, dois veículos que estavam com os suspeitos foram apreendidos, sendo um carro e uma motocicleta. Além disso, materiais explosivos foram encontrados em posse do grupo criminoso. A polícia informou que as investigações devem continuar para tentar identificar mais pessoas envolvida nesse grupo.

Os suspeitos foram encaminhados para a DERFD. A área do posto de combustíveis foi isolada pelo Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE) que atua no desarmamento de materiais explosivos.