A Anvisa decidiu que a invermectina só poderá ser vendida com receita médica. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23).

De acordo com a agência reguladora, a invermectina não é recomendada para a prevenção e/ou tratamento do coronavírus. “Não existe estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da Covid-19”, diz a Anvisa por meio de nota.

O órgão regulador também ressaltou que o objetivo da norma é coibir o uso indiscriminado do medicamento, pois têm sido amplamente divulgado como opção no tratamentos para o coronavírus.

Além disso, a Anvisa afirmou que não existem medicamentos aprovados para prevenção ou tratamento da covid-19 no Brasil, e qualquer uso fora das indicações previstas na bula devem ser feitos sob escolha e responsabilidade do médico que prescrever.

Agora, a invermectiina entra para uma lista que já conta com remédios à base de cloroquina, hidroxicloroquina e nitazoxanida. Todas essas substâncias só podem ser vendidas com receituário médico.