Manaus – Na última terça-feira (21), o senador que já foi citado na Operação Lava Jato, Eduardo Braga (MDB), foi considerado um dos parlamentares mais influentes nas redes sociais nos primeiros seis meses de 2020, de acordo com o ranking do “FSB Influência Congresso”.

A pesquisa leva em consideração o número de seguidores e de publicações, o alcance dos posts e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) no Facebook, Instagram e Twitter. Segundo a empresa que realiza o levantamento, são aplicados pesos diferentes a cada item, assim como para cada uma das três redes sociais analisadas.

Porém, dados divulgados pela auditora de perfis HypeAuditor, apontam que 40,6% dos seguidores de Braga na rede social Instagram, são usuários do Irã e outros 42.4% do Brasil. Já no ranking por cidades, Braga concentra 13% de seguidores em Tehran (Capital do Irã), e 10.3% em Manaus.

Outro dado da auditora que chamou atenção foi o número de “Contas Suspeitas” (possíveis perfis comprados) que seguem o senador, que ficou 27.3 %. Já o número de “pessoas reais” ficou em apenas 33.9%, o que reforça a ideia de que Braga tem poucos seguidores reais.

Vale ressaltar que a empresa HypeAuditor é especializada em auditar perfis de redes sociais, apresentando dados e estatísticas em gráficos. 

Veja os dados na íntegra: