Uma mulher foi condenada a seis meses de prisão e uma multa de 800 euros (cerca de R$ 4,8 mil), nesta quarta-feira (22), por furar a quarentena obrigatória após testar positivo para o novo coronavírus. Um tribunal em Klagenfurt, no Sul da Áustria foi quem deu a sentença.

Apesar de estar infectada com o vírus, a acusada saiu de sua casa, sem máscara, para ir a uma agência dos correios de um supermercado com o objetivo de transferir dinheiro para parentes na Bósnia e Herzegovina.

A mulher de 49 anos se declarou culpada perante o juiz, mas explicou que só saiu de casa porque sua neta estava doente e sua família precisava do dinheiro para comprar remédios.

Para o juiz, a sentença serviu de aviso “a alguns da população” que tendem a não cumprir as medidas ordenadas pelas autoridades para combater a pandemia da Covid-19.

É a primeira vez que a Justiça austríaca considera uma pessoa culpada por ignorar a quarentena ordenada após infecção pelo novo coronavírus.

A Áustria é um dos países na Europa que até o momento melhor administrou a pandemia, com aproximadamente 20 mil infecções e 700 mortes.