Uma operação deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) resultou na prisão de um homem de 64 anos por posse ilegal de arma de fogo na Comunidade São Lázaro, no município de Borba (a 151 quilômetros de Manaus). A prisão ocorreu na tarde desta terça-feira (21) após denúncia de que o idoso ameaçava indígenas e ribeirinhos e comercializava ouro ilegalmente.

É a quarta prisão de infratores em comunidades indígenas esta semana. Nesta terça, a prisão ocorreu após os policiais receberem denúncia anônima informando que o homem estava ameaçando indígenas e ribeirinhos. A denúncia informava, ainda, que ele estava fazendo a comercialização ilegal de ouro na localidade.

Com o suspeito, foram apreendidas uma pistola calibre 765 com três munições; um revólver calibre 38 com três munições; uma espingarda calibre 20; dois rádios comunicadores, além de R$ 64 mil, em espécie. O homem e o material apreendido foram encaminhados à 74ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Borba.

A operação integrada teve a participação de agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e contou com o apoio do programa Vigia, do governo federal.