A ativista ambiental Greta Thunberg, de 17 anos, por meio da entidade que leva o seu nome, venceu nesta segunda-feira (20/7) a primeira edição do prêmio Gulbenkian para a Humanidade, da Fundação Calouste Gulbenkian. A jovem vai receber um milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões) que serão investidos em projetos de combate à crise climática e ecológica. Dentre esse montante, 100 mil euros (cerca de R$ 610 mil, no câmbio de hoje) serão doados para a campanha SOS Amazônia.

De acordo com a Fundação Thunberg, outros 100 mil euros irão para a Stop Ecocide Foundation, que luta para tornar o ecocídio um crime internacional. O restante do valor ainda será destinado para outras entidades internacionais que serão escolhidas.

A jovem ativista compartilhou em sua conta no Instagram a vitória: “Estou extremamente honrada”. Greta foi escolhida entre 136 nomeações (correspondendo a 79 organizações e 57 personalidades) provenientes de 46 países.

Para o ex-presidente português Jorge Sampaio, presidente do Grande Júri do prêmio: “A maneira como Greta Thunberg conseguiu mobilizar as gerações mais jovens pela causa do clima e sua luta fazem dela uma das figuras mais memoráveis de hoje”.

https://www.instagram.com/p/CC29n6NJaa2/