O oficial de justiça José Ribeiro Bonfim e o funcionário de um banco foram agredidos, na tarde de sexta-feira (17/7), quando tentavam confiscar um carro que tem débitos. A confusão, que aconteceu no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus, foi registrada em vídeo.

O oficial de justiça cumpria mandado de busca e apreensão. Ele estava acompanhado do funcionário do banco autor da ação que resultou na determinação para confiscar o carro. O servidor do Judiciário deveria apreender o veículo e entregá-lo ao funcionário do banco, que levaria o carro para a instituição bancária. De acordo com testemunhas, no momento em que o oficial se apresentou a uma mulher para confiscar o veículo, ela se negou a entregar o carro e chamou um homem, que seria advogado. Ele já chegou agredindo o oficial e o representante do banco. O advogado desferiu vários socos contra o servidor público.

Na ocasião, na tentativa de defender o agente do judiciário, o bancário saiu do veículo e partiu para cima do homem. Os dois se embolaram e foram parar no asfalto. A confusão foi filmada por populares que, posteriormente, apartaram a briga. O caso foi parar no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde houve registro de Boletim de Ocorrência (BO). As partes serão intimadas para serem ouvidas. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam) afirma que o agressor foi identificado como sendo o advogado ‘Richard’. Após a briga, ele e a mulher fugiram com o carro que deveria ter sido confiscado.

“No exercício da atribuição pública, o Oficial de Justiça tentou cumprir a ordem judicial, mas foi impedido pela filha da proprietária, Marley Viana da Silva, que dirigia o veículo. Além de desrespeitar a determinação de entregar o carro, a mulher ligou para um homem que foi até o local, se apresentou como advogado Richard e agrediu com socos tanto o funcionário do banco quanto o Oficial de Justiça como mostra a gravação feita por populares”, escreveu a entidade. O Sintjam informou que, na segunda-feira (20/7), o advogado do sindicato entrará com representação junto à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) “contra Richard Regimar pelo comportamento agressivo e criminoso contra um servidor público no exercício de sua função, que é amparada por lei”.

A entidade também pediu rigor na punição dos envolvidos. “O Sintjam lamenta que o servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, juntamente com o funcionário do banco tenham sido covardemente agredidos e impedidos de exercer o seu papel”, diz a nota. “Opor-se ao Oficial de Justiça, no exercício da função, significa contrariar a própria justiça. Quem não cumpre a lei, provoca o caos social, que rotineiramente leva a barbárie e violência contra inocentes”, finaliza.