Policiais militares apreenderam 900 toras de madeira, uma embarcação de grande porte e uma pá carregadeira, nesta quinta-feira (16/7), no rio Manacapuru. As apreensões ocorreram durante a operação ‘Horus’. Segundo a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), foi a maior apreensão dos últimos quatro anos em ação contra crimes ambientais.

Entre as espécies apreendidas estão sumaúma, cedro e mogno. Três suspeitos foram detidos e uma serraria que atuava em situação irregular foi interditada. A ação ocorreu nas proximidades da Comunidade Santo Antônio. Atuaram na operação PMs do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) e Comando de Policiamento com Cães (CIPCães).

A operação ‘Horus’ é realizada em parceria com o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). O comandante-geral da PM-AM, coronel Ayrton Norte, considerou a operação significativa para o Amazonas. “O resultado do trabalho é esse. Nos quatro últimos anos é a maior apreensão que estamos realizando, e uma das maiores das forças policiais de crime ambiental do Brasil”, disse Norte destacou a parceria com o Programa Vigia, de combate ao crime organizado e vigilância e repressão contra crimes fronteiriços. “O objetivo é combater o narcotráfico, o tráfico de armas, e principalmente o crime ambiental, que é danoso ao nosso estado e ao mundo”, informou.

Durante patrulhamento fluvial, moradores da comunidade Santo Antônio denunciaram crimes ambientais de extração ilegal de madeira nas proximidades do rio Manacapuru. O material seria supostamente rebocado para outra região. Durante as buscas, foi apreendido o equivalente a 800 toras de madeira, com comprimentos entre 10 e 17 metros, de espécies como sumaúma, cedro, mogno, itaubarana e assacu, oriundas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Piranha e da RDS do Piagaçu Purus. Também foram encontrados mais 50 metros cúbicos de madeira serrada dos tipos cedro e mogno, no interior de uma embarcação.

De acordo com a PM, o responsável pelo material não possuía Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o controle e transporte de produtos e subprodutos de origem nativa. “Órgãos de proteção ambiental municipal e estadual foram acionados para as devidas providências”, informou a Polícia Militar. A operação contou com mais de 20 homens dos comandos de policiamento especializados da Polícia Militar do Amazonas, que percorreram mais de 400 quilômetros nas proximidades do local. Os suspeitos detidos foram levados para a Delegacia Interativa de Manacapuru, para os procedimentos cabíveis